Is this the real life? .-.


terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Percy Jackson e "As Três Pérolas"

Por @ Ligiane em terça-feira, fevereiro 16, 2010
Não, você não leu errado. Não, é esse filme mesmo que você está pensando. Columbus CONSEGUIU que as três pérolas roubassem a cena do raio mestre.

SPOILER - SPOILER - SPOILER - SPOILER - SPOILER - SPOILER- SPOILER

A Fox não tem uma fama muito boa em matéria de adaptações; na lista temos X-Men, O Quarteto Fantástico, Elektra, Demolidor e por aí vai, difícil saber qual o pior, mas penso que Demolidor ganha. Então, quando se recebe a notícia que aquele seu livro preferido vai virar filme, pode tremer na base.

Na busca em trazer um sucessor a Harry Potter, já que a franquia está no fim, a indústria cinematográfica apostou todas suas fichas na história do garoto que descobre ser filho de um deus grego, mas, como diz o ditado, quem se apressa come cru. Há, e foi isso que aconteceu com a história de Rick Riordan: Percy Jackson e O Ladrão de Raios.

'THIS IS A PEN'

Ok, aí você pode pensar assim: mas a mídia é diferente, o filme vem pra reproduzir o livro da forma mais ágil possível, não tem como colocar 300 páginas em duas horas de filme. Sim, eu entendo, mas coisas simples como atores um pouco mais jovens, - aquele Grover parece estar beirando uns 27 anos - uma Annabeth loira, uma caneta de destampar e não de clique. Acho que isso não custa tão caro.

'MY FATHER IS POSEIDON!'

Para descobrir que o Percy é filho de Poseidon, eu tive que ler oito, OITO capítulos de mais ou menos umas dez páginas cada. Já no filme, Percy descobre logo de cara quem é seu pai misterioso, perdeu a magia. Em uma cena desnecessária em que Percy está conversando com Quíron, o mesmo menciona a ele sobre Poseidon, pra depois vir o campeonato das bandeiras e ele armar uma lutinha tosca de espadas com a Annabeth BITCH, uma típica cena de te odeio mas te amo e captura O POMO DE OURO a bandeira.

- Meu pai? - perguntei completamente perplexo.
- Poseidon - disse Quíron - Senhor dos terremotos. Portador das tempestades. Pai dos cavalos. Salve Perceu Jackson, filho do deus do Mar.

Diálogo de arrepiar, acabaram com isso no filme. (fail)

'PERCY JACKSON, WE NEED TO TALK!'

Se a Fúria não iria mais aparecer ao longo do filme, me diz: por que ela não foi destruída e transformada em pó, como no livro? A criatura fugiu esganiçada pela janela. Ponto negativo para Chris Columbus.

'PO-PO-PO POKER FACE PO-PO POKER FACE!'

E até no cinema a Lady Gaga saiu na frente da Ke$ha. Enquanto Poker Face ganhou umas três tomadas tocando bem alto, Tik-Tok ganhou um espacinho bem pequeno, já estava no refrão inclusive, na cena em que um grupinho dançava num canto, coisa de uns 20 segundos. Bem top essa trilha sonora, não é? (em tom de ironia). Tiveram que se render a Lady Gaga, para trazer sucesso ao filme, aproveitando a decolagem da fama da cantora.


Hades, ou melhor, Mick Jagger, não, Zé Ramalho, ACHO QUE ESTAVA MAIS PARA RAUL SEIXAS ou como queira dizer a dublagem brasileira, foi uma decepção. Ser derrotado por uma... deixa pra lá. Aí, Perséfone dá de mão beijada o SABRE DE LUZ raio mestre para o Percy e se aproveita de Grover.

Desculpem-me quem discorda, mas eu ri da Uma Thurman, como Medusa, correndo atrás dos protagonistas, porque, pôxa, ela é UMA THURMAN. KILL BILL

Voltando um pouco a história, no filme Percy é autodidata em espadas e com seus próprios poderes, SÓ PODE SER. Incrível como ele aprende rápido a manusear o escudo, Contracorrente e a própria água. Um furo imenso de personagens, o que comprova que foi mal trabalhado. Columbus fez melhor em Harry Potter.

Um grande erro, Percy JAMAIS poderia usar os ALL STARS tênis voadores que Luke o deu, pois Zeus é o deus do ar e isso poderia o causar problemas. Bom, no filme isso não foi problema nenhum, já que Percy os utilizou perfeitamente. JÁ QUE NÃO TEM VASSOURA, VAI DE TÊNIS.

Ares foi substituído por Luke e não deram muita ênfase a Hades, porque o verdadeiro vilão da história é Cronos. E isso ficou mal explicado para quem não leu o livro. Os personagens foram mal lapidados e o contexto mal trabalhado. O curioso é que Percy e Annabeth ficaram mais surpresos ao ver a Hidra do que quando souberam que o verdadeiro ladrão da história era Luke.

Onde foi parar Thalia? Não, eu não estou falando daquela cantora mexicana; estou falando do pinheiro da montanha próxima ao Acampamento-Meio-Sangue. Aí já dá para perceber que se houver uma continuação, vão explicar toda a história de Thalia em O Mar de Monstros, naquela coisa espremida, forçada, para explicar tudo de uma vez ao espectador que não leu o livro.

ZEC EFRON? NÃO, É LOGAN LERMAN!

Daí, podem me perguntar: foi tão ruim assim? O filme não teve nenhum ponto positivo? Aí eu posso responder: não seja por isso, teve um grande ponto positivo; o Logan Lerman é LINDO simpático , pra quem gostou dele em Efeito Borboleta, vai gostar dele em Percy Jackson também. Pierce Brosnam fugiu do clichê de seus personagens, Quíron deve ter sido uma experiência interessante para o ator. A propósito, o Logan é a cara do Troy, ou melhor, do Zac Efron. É como diz Grover (no filme): É High School Musical, sem o Musical.

Foi um filme muito corrido, desesperado para conquistar o público, criar um fandom fiel. É uma boa história, pena ter sido feita uma releitura para o cinema. Jamais terá potencial para substituir Harry Potter.

Bom pra se divertir.

0 comentários alheios: